quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Porque a vida tem história

 
 


 
BATALHÃO DE COMANDOS Nº11 E REGIMENTO DE COMANDOS
BATALHÃO DE COMANDOS Nº.11
Criado por despacho de 04 de Julho de 1974, de S.Exa. General Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, ficando aquartelado na Amadora, no Quartel do ex-Regimento de Infantaria nº 1. Foi nomeado seu Comandante o Maj. de Inf.ª«CMD» Jaime Alberto Gonçalves das Neves.
O Batalhão de Comandos nº11 englobava, além do Comando, uma Formação do Comando, uma Companhia do Comando e Serviços (CCS) e três Companhias de Comandos(CMDS), com um quadro orgâncico a aprovar.
As três CCMDS foram retiradas dos T.O. ultramarinos de Angola (2041ª e 2042ª) e da Guiné (4041ª) , que passaram a ter, respectivamente, as designações de:
· Comp.ª «CMDS» 111,
· Comp.ª «CMDS» 112,
· Comp.ª «CMDS» 113.
O Batalhão de Comandos nº11 é extinto em 30 de Abril de 1975 para dar origem ao Regimento de Comandos. (Decreto-Lèi n.° 181/77 de 04MAI77 — Q.E. nº5, 1.3-Série).
REGIMENTO DE COMANDOS
O Regimento de Comandos é criado em 01/Maio de 1975, por despacho nº30/REO de S.Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, confirmado pelo (Decreto-Lèi n.° 181/77 de 04 Maio), sendo graduado no posto de Coronel, o então Comandante do BCMDS 11 Maj.Infª.«CMD» Jaime Alberto Gonçalves das Neves.
O RCMDS, à data da sua criação, englobava, além do Comando e Estado Maior:
· O Batalhão de Comando e Serviços (BCS) a três Companhias:
o Companhia do Comando (CC);
o Companhia de Serviços (CS);
o Companhia de Transportes e Manutenção (CTM);
· O Batalhão de Comandos Nº. 11 (BCMDS 11) a três Companhias:
o CCMDS 111
o CCMDS 112
o CCMDS 113
· O Batalhão de Instrução (BINSTR) a duas Companhias:
o 1ª. Companhia de Instrução (1ª.C1) destinada ao Curso de Comandos;
o 2ª. Companhia de Instrução (2ª.C2) destinada à Formação de Especialidades;
A 10 de Outubro de 1975, dá-se início à convocação de militares na disponibilidade, nos termos do Decreto-Lei nº 577/A/75 de 8 OUT, que formariam as Companhias de Comandos nº 121 e 122 do BCMDS 12. No início de 1976 é criada a CCMDS nº. 123 que também faria parte do BCMDS 12
Nesta data pelo despacho nº16/2002 do Chefe do Estado Maior do Exército é reactivada a especialidade Comando, criando uma unidade de Comandos à escala de Batalhão, a 3 Companhias, sediada nas Instalações do Regimento de Infantaria Nº1 na Serra da Carregueira, Sintra.
O Regimento de Comandos é extinto em 01 Outubro de 1995. Foram seus Comandantes:
· Cor. Infª. «CMD» Jaime Alberto Gonçalves das Neves
· Cor. Art. «CMD» Júlio Faria Ribeiro de Oliveira
· Cor. Infª. «CMD» José de Almeida Pinho Bandeira
· Cor. Infª. «CMD» Raul Folques
· Cor. Infª. «CMD» Rui Antunes Tomás
· Cor. Infª. «CMD» Arnaldo José Ribeiro da Cruz
· Cor. Infª. «CMD» Rogério Coutinho Ferreira
Sendo por excelência uma Unidade Operacional, o Regimento de Comandos constituiu uma força de reserva à ordem do General Chefe do Estado-Maior do Exército.
A especialidade "959/COMANDOS" é reactivada pelo despacho nº 16/2002 de S.Exa o General Chefe do Estado-Maior do Exército, criando uma Unidade de Comandos à escala de Batalhão, 3 companhias, sediado nas instalações do Regimento de Infantaria nº. 1 na Serra da Carregueira/Sintra
Os Comandos têm por lema «AUDACES FORTUNA JUVAT» — «A SORTE PROTEGE OS AUDAZES».
O dia da Unidade comemora-se a 29 de Junho e o grito dos Comandos «MAMA SUME» tem origem no grito de caça ao leão de uma tribo BANTO no sul de África e significa «Aqui estamos presentes para a caça ao leão».
NOTA: é provável que esta síntese contenha omissões de interesse histórico que se procurará corrigir à medida que a História dos Comandos vá sendo escrita.
Tags mais populares  Facebook FBI Tecnologia Telecomunicações Metro Cibercrime Videojogos
 Índia Google  Google Maps Sony iOS Apple  apps iPhone Austrália

Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...