quinta-feira, 12 de junho de 2014

COMUNICAÇÃO N.º 8/JNE/2014 de 11/06/2014 - Provas Finais de Português e de Matemática Do Ensino Básico – PAUTAS DESAGREGADAS POR DOMÍNIO OU TEMA


COMUNICAÇÃO N.º 8/JNE/2014 de 11/06/2014

ASSUNTO: PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO –
PAUTAS DESAGREGADAS POR DOMÍNIO OU TEMA

Os programas de apoio à gestão das provas finais de ciclo, PFEB, para os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e ENEB, para o 3.º ciclo do ensino básico, têm, já há alguns anos, uma funcionalidade que permite às escolas a emissão de pautas de classificação desagregadas por domínios, na disciplina de Português, e por temas, na disciplina de Matemática.
Tendo em consideração que estas pautas, em certas situações, se mostravam de difícil interpretação para as
escolas, alunos e encarregados de educação, dado que a informação apresentada se encontrava descrita em níveis de 1 a 5, o JNE e o IAVE optaram, no presente ano letivo, por introduzir algumas alterações, no sentido de melhorar a capacidade explicativa destas pautas.
Assim, nas provas atrás referidas, as pautas desagregadas vão continuar a incluir informação por domínio ou por tema, mas expressa em pontos percentuais, que refletem desde logo o peso relativo de cada domínio ou tema, em termos de cotação, na totalidade da prova. Estas pautas vão ainda passar a incluir a classificação final das provas em percentagem.
Com estas alterações, que produzem desde logo efeito na afixação das pautas das classificações do próximo dia 12 de junho, pretende‐se contribuir para uma melhor compreensão do desempenho dos alunos em áreas específicas das disciplinas mencionadas, bem como para uma melhor informação e transparência do processo.
Acresce alertar para o facto de que a afixação das pautas desagregadas é de carácter obrigatório e deve ser feita em conjunto com as pautas gerais de classificação.

O Presidente do Júri Nacional de Exames

Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...