terça-feira, 14 de junho de 2016

Porque Raio são os Pais a irem à Segurança Social requerer a folha do abono/escalão que lhe está atribuído Para Entregarem Na Escola ?


Já não era tempo de termos acesso ou recebermos da Segurança Social, por importação ou excel  ou email... a lista com os nossos alunos e escalão correspondente ? 

Porque é que não podemos "denunciar" os sinais exteriores de riqueza ? 
Sabemos N pais que têm moradias de luxo e carros de luxo mas usufruem de subsídio...

Não podemos fazer nada como funcionários do Estado ?

Tentar minimizar esta pouca vergonha!

6 comentários:

  1. Segurança Social Direta, anyone??

    o EE não tem computador/impressora/internet, muito bem, temos computadores disponíveis na secretaria (matrículas) para imprimirem a declaração sem perda de tempo de deslocação à SS :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para isso têm de estar registados na SegSocial Direta :) A maioria não está.

      Eliminar
    2. É só pedir a password, demora 3 dias a chegar a casa :)

      Eliminar
  2. Antes de mais.. entendo o post como um "open-minds"... :)

    Quanto aos supostos casos "com sinais exteriores de riqueza", podem as respetivas Escolas, conforme o disposto no ponto 6 do art.11º do Despachon.º 8452-A/2015, de 31 de Julho, passandoa transcrever "Os agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas devem, em caso de dúvida sobre os rendimentos efetivamente auferidos, desenvolver as diligências que considerem adequadas ao apuramento da situação sóioeconómica do agregado familiar do aluno e participar a situação às entidades competentes no sentido de:
    a)Prevenir ou corrigir situações de usufruto indevido do direito aos benefícios previstos no presente despacho;
    b)Promover administrativamente a atribuição das condições que conferem direito aos benefícios previstos no presente despacho.

    (...) 7 - Nas situações previstas na alínea b) do número anterior podem os agrupamentos (...) prestar, a título provisório, os auxílios previstos no presente despacho, até à decisão pelas entidades competentes sobre a atribuição das condições que conferem direito ao seu usufruto."

    O problema está no mecanismo/ que procedimentos devem a escola ter para ativar essas medidas com as entidades competentes.
    No entanto, creio que o problema será mais por aqui... o que aconselho, é nunca as Escolas, prescindirem de um documento muito antigo, (que com tanta modernice administrativa, no caminho da desburocratização...esquecem-se e eliminam) o documento: Ficha de caracterização. Que antigamente era entregue aos alunos, no início de cada ano letivo, com menção da interação com os serviços da ASE, onde podíamos, sem interrogatórios pessoais, perceber um pouco mais da vida socioeconómica do aluno associado ao apoio do Diretor de Turma.

    É a minha opinião.
    Bom Trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Muito grato ficava a quem me esclarecesse sobre as seguintes questões:

    1. Qual é o limite máximo de rendimento de um determinado agregado familiar para que seja enquadrado no escalão 1 do abono de família? (enquadramento este que lhe permitirá usufruir do apoio financeiro no escalão A da Ação Social Escolar para a comparticipação na aquisição de livros escolares?
    2. Qual é o limite máximo de rendimento de um determinado agregado familiar para que seja enquadrado no escalão 2 do abono de família? (enquadramento este que lhe permitirá usufruir do apoio financeiro no escalão B da Ação Social Escolar para a comparticipação na aquisição de livros escolares?

    Cordiais cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. guia prático http://www.seg-social.pt/documents/10152/14407031/abono_familia_criancas_jovens/087fccd2-0d74-4144-9838-c30149ec871d

      ou http://www.seg-social.pt/abono-de-familia-para-criancas-e-jovens

      Eliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...