terça-feira, 5 de julho de 2016

Debater a Escola Pública - Tema "Férias Escolares"

Na sequência do manifesto assinado por vários blogues, decidiu-se que todos os meses se debateria um assunto comum lançado a partir do blogue ComRegras. Este mês, o tema é "as férias escolares".


Que alunos podem ter férias ? ver exemplo da Autarquia de Matosinhos - http://www.cm-matosinhos.pt/pages/3?event_id=3770


"As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, e podem ser feitas no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e nas Piscinas Municipais de Matosinhos.

Os campos de férias distribuem-se ao longo de cinco semanas: 27 de junho a 1 de julho / 4 a 8 de julho / 11 a 15 de julho / 18 a 22 de julho / 25 a 29 de julho.

O preço, a partir de 75 €/semana, inclui almoço, seguro e transporte entre atividades. Há descontos para utentes da Matosinhos Sport e na inscrição de dois ou mais filhos. Para mais informação, consulte o regulamento e preencha a ficha de inscrição disponível em www.cm-matosinhos.pt e www.matosinhosport.com e em facebook www.facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos e www.facebook.com/Matosinhos.Sport."


 Mas a maioria das Autarquias funciona da mesma forma! 75Eur/80Eur/100Eur...SEMANA

Portanto, os miúdos ficam dois, três meses em casa, fora as pausas / interrupções letivas durante o ano! Os Pais continuam a trabalhar, como é que podemos controlar isto ? Grande parte das famílias não tem retaguarda familiar - avós , irmãos, tios...

Temos trabalhadores não docentes, que não têm férias, por vários motivos e algumas creches, exigem o gozo de 22 dias úteis de férias, isto é, entre julho e agosto, não permitem que a criança frequente, mais um problema para o trabalhador, uns não têm férias e outros não conseguem ter os 22 dias de férias nesses dois meses.

É muito frequente receber no serviço, contactos de encarregados de educação, a questionar quais são as atividades disponíveis pelo agrupamento para os alunos durante as "férias" (até me custa dizer férias, porque só sinto que seriam mesmo férias, se os putos estivessem comigo a brincar :) ), infelizmente a resposta é sempre - Não existe!

Porque não usarmos o grande espaço externo da maioria das escolas ? Abrimos aos alunos e estavam em segurança... com vigilância de adultos :) Que adultos ? Isso é outra conversa! Que não me vou esticar agora :) Mas temos pessoas suficientes para isso... 

(Férias.... não é para completar os programas , as aulas que não foram leccionadas!)

  
 Debater a Escola Pública - Tema "Férias Escolares"

O Meu Quintal
Coisas das Aulas
Correntes
Atenta Inquietude

 em atualização

Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...