quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FAQs Docentes Contratados - Estou em gozo da Licença de Maternidade, não gozei férias e agora ?

Esta é uma questão muitoooo frequente!!!! E a resposta de alguns agrupamentos/serviços administrativos espanta-me... daí entender que deva realizar este post.


"Estou em gozo da Licença de Maternidade, não gozei férias e agora ?"

A resposta ERRADA, de alguns serviços, tem sido informar estes docentes contratados de que podem gozar as férias não gozadas no contrato seguinte, se eventualmente ficar colocado. Isto é errado! De uma vez por todas, chefinhos, aprendam!! ganham para isso!! Se termina a relação jurídica com o trabalhador, a entidade patronal deve liquidar todos direitos e deveres com o mesmo! Logo, paguem-lhes as férias não gozadas e os subsídios...

Reparo que na maioria dos serviços, os colegas da área de pessoal (e nas restantes também, mas menos, é a minha perceção) estão por conta e risco! Isto é, têm de se safar sozinhos! Mas devemos cada vez mais, implicar ativamente o chefe! E já agora o Sr. Diretor... que não deve compatuar com estas atitudes de lideranças de navegação à vista de cada um por si... e mais não digo!





6 comentários:

  1. Boa tarde
    Agradeço este alerta sobre "Docentes Contratados - Estou em gozo da Licença de Maternidade, não gozei férias e agora ?", mas embora não sendo chefe não posso concordar com esta forma irónica de "maltratar" os chefes. Será que toda a gente sabe tudo? vivemos num país em que hoje é verdade, amanhã é mentira. O dinheiro tras conhecimentos??!!!!!!!! Se calhar devia, mas é completamente incomportável saber tudo. Reitero que não SOU CHEFE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incomportável, é darem respostas, sem no mínimo aplicarem o bom-senso :)

      Isenção de horário e vencimento acima da média, sim, deviam saber e ter comportamentos muito superiores. Doutro modo, não precisamos deles, nem da carreira! Eliminem e os diretores assumem na totalidade a responsabilidade.

      Infelizmente a imagem que possuo das chefias não é a melhor.. e não é só na educação! E a amostra é suficiente...

      AT

      Eliminar
    2. Cheira-me um pouco a dor de cotovelo... ai ele é chefe ... e mais n digo.

      Eliminar
  2. E professor do quadro que regressar de licença de maternidade em outubro goza férias ou não goza férias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que deve gozar férias. De preferência logo de seguida ao término da licença! Dado que a escola ainda tem professor de substituição com contrato em vigor. E é a solução menos gravosa para os alunos!

      O diretor que não autorizar, só está a prejudicar os alunos, vejamos; se este indicar as interrupções letivas de dezembro + as da Páscoa, quer dizer que os alunos podem ter ainda mais um professor diferente desnecessariamente.

      Eliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...