segunda-feira, 24 de abril de 2017

O Ensino Obrigatório Não é Gratuito ? Em alguns Agrupamentos Escolares existe Cobrança ilegal de custos relativos à matrícula de carácter obrigatório

Os alunos até pagam o folheto informativo!!! Valha-me Deus!!!

Um leitor do blogue, atento! enviou-me um alerta, relacionado com cobrança de formulários para as matrículas do pré-escolar e 1.º ciclo...

Já alertei que vários Agrupamentos, têm uma política de taxas, tipo empresas, tudo o que puderem arrecadar, fazem por isso! A luta devia ser do lado dos bons preços na compra e não da "venda".




Se o ensino é de carácter obrigatório, tudo deve ser "tendencialmente gratuito", logo, cartões eletrónicos, cadernetas, camisolas etc, tudo que a escola obrigue no regulamento ao seu uso, estes devem ser entregues gratuitamente aos alunos!

Este caso, recorda-me aquele diretor de uma escola de Braga, que não permite que os alunos almocem na escola nos dias em que apenas tenham aulas, apenas num turno.

Ou recordo-me das centenas de escolas que cobram taxas por refeições não consumidas, quando a mesma é ilegal.

Vou deixar aqui a imagem dos documentos, porque o mais certo, são os mesmos desaparecerem...

Mas este aviso, tem coisas boas :) A Diretora prescinde do título, não é algo habitual!!! No Aviso, consta telefone e email!!!

E os serviços têm um horário muito simpático para as matrículas!

Já agora, com a importação na plataforma/portal das matrículas/escolas, não é necessário alguns dos documentos solicitados como obrigatórios...  

Será que alguém me explica a necessidade de termos conhecimento da hora de nascimento (alunos pré-escolar) ?!?!? Nunca vi tal... mas deve existir um motivo!
 




Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...