quinta-feira, 25 de maio de 2017

Os Serviços Administrativos gerem mais de 10 Milhões de Euros por ano! Mas paga uma vergonha aos Assistentes Técnicos!

O que quero aqui espelhar, é o peso da importância de determinadas tarefas ou responsabilidade que está inerente nos nossos serviços. Temos um volume de negócios, muito superior à média das empresas, mas pagamos salários de miséria a quem gere!

Apesar da tarefa, oficialmente estar entregue ao Conselho Administrativo, com algumas nuances, do Conselho Geral, na prática, cabe aos serviços a gestão diária e a melhor gestão de cintura, face às conhecidas dificuldades financeiras que as escolas passam.

(Não me venham com a história que precisamos de TOC's, contabilistas XPTO e raio à 4! Precisamos apenas de pessoas, que saiba zelar pelo bem público! Saibam negociar! É essencial, garantir os interesses do Estado primordialmente! 

Se consultarem os relatórios da conta gerência de algumas escolas que se encontram disponíveis nos sites das escolas (BOA PRÁTICA!!!), podem verificar facilmente, que meia dúzia de pessoas, lidam com milhões, mas quando verificamos o vencimento das mesmas, essas auferem um vencimento de 683,13 euros BRUTOS por mês... e trabalhamos congelados há mais de 10 anos...

... e ainda não toquei nas diferenças contratuais com os nossos pares!


Ninguém tem vergonha na cara ?





http://aerbp.pt/wp-content/uploads/2015/06/CG_RCG2014.pdf

http://www.aeams.pt/agrupamento/1516/Geral/direcao/Conta%20Ger%C3%AAncia%202015%20relatorio_26%20de%20abril%20de%202016.pdf

https://drive.google.com/file/d/0B1e1wat7N0HIakUzR0JaWFBqNUU/view

Já agora, quando é que uniformizam os relatórios ? Comparem uns com os outros e verificam uma disparidade de partilha de informação, útil que é "oculta"...

14 comentários:

  1. Faço a mesma pergunta: para quando a uniformização, não só dos dos relatóios mas também de outros procedimentos das escolas? Cada um procede como interpreta ou como quer ou como lhe dá mais jeito ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso sou apologista, de que as inspeções deveriam aparecer no máximo de dois em dois anos. As leis são unas e de aplicação universal, não podem ser aplicadas a gosto, ou de acordo com estados de alma.

      Eliminar
    2. Deveriam aparecer de dois em dois anos e sem aviso prévio... como antigamente :)

      Eliminar
  2. É tudo verdade! É, na realidade, uma vergonha e uma injustiça para connosco AT's! Mas do universo total de AT's quantos lutam pelo aumento de salário? Quantos se organizam nos seus sindicatos de classe para exigirem melhores salários e condições de trabalho? Quantos para "dar graxa" ao Chefe e Direcção fazem o que deviam ser outros a fazer? Quantos por este País fora, dizem mal dos colegas e não percebem que é ao Governo(s) que devem reclamar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou daquelas pessoas totalmente dececionada com os sindicatos. Todos até agora. Não ajudam nada, nem individualmente nem como um todo. Duas vezes já fui sindicalizada e duas vezes desisti.

      Eliminar
  3. E que tal iniciarmos aqui no BLOG uma luta a favor dos nossos interesses e não andarmos a discutir se os docentes sobem ou não e se justificam ou não as faltas?

    ResponderEliminar
  4. Não o acompanho na ideia de que, para esses volumes de dinheiro, não seja preciso pelo menos um TOC para acompanhar da boa aplicação do POCE,POCH e afins. Se para uma chafarica privada é necessário um, com volumes de negócio, imensamente menores, por que o público não haverá de acompanhar? Por falta de técnicos qualificados, não será.
    PS: Não sou TOC, mas sou apologista de uma AP com serviços cada vez mais melhorado. Dificilmente se consegue isso, quando um AT faz carreira e nunca leu o CPA comentado e anotado, ou nunca teve qualquer formação acerca do tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou licenciado em gestão de empresas onde tive várias cadeiras de contabilidade, mas sou AT, porque não nos sobem para TS, acha que ia fazer um trabalho desses a ganhar 683,13 euros...

      Eliminar
    2. Também eu sou AT e com Mestrado, não, não acho que faria por esse valor, mas poderia fazer como Tesoureiro, onde ganha-se como tal, e não um Tesoureiro ao preço de um AT.

      Eliminar
    3. De qualquer modo, parece-me que esperar ser "reposicionado" na carreira em função das habilitações, será uma espera inglória. Onde isso é feito, é na classe docente. Os outros têm de concorrer a TS e claro coisa que não vai acontecer no MEC, pois essas carreiras só existem, grosso modo em Lisboa.Só o Brasil paga os FP graduados, como tal, mas o Brasil é considerado 3º mundo, lol.

      Eliminar
    4. Os colegas mestrados, licenciados e afins, que esperam receber como TS ou serem requalificados, pensam que andam a "dormir à muitooo tempo!!!!
      Não percebo como é que não se atiram concursos para outros ministérios!

      Eliminar
    5. Inscrevi-me uma vez a uma Formação sobre o C.P.A. e foi-me negado por falta de pessoal.

      Eliminar
  5. O Governo se quisesse, tal como apregoa, dotar a AP de profissionais mais qualificados, poderia dar uma majoração salarial, aos seus funcionários, e que não estão na carreira de TS. Aí sim haveria um estímulo para a requalificação de competências, e faria sentido o sacrifício e investimento associado.

    ResponderEliminar
  6. O Governo se quisesse, tal como apregoa, dotar a AP de profissionais mais qualificados, poderia dar uma majoração salarial, aos seus funcionários graduados que não estão na carreira de TS. Aí sim haveria um estímulo para a requalificação de competências, e faria sentido o sacrifício e investimento associado.

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...