terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Pequena Gralha na Contabilidade - SNC-AP ou Contab





Para quem usa o software da JPM, no exemplo da entrega das guias ao tesouro é mencionado no manual da versao 4.1.2. que a conta 278919 – Outros devedores – outros. Ora se a unidade orgânica vai entregar verbas de receitas próprias ao tesouro, o tesouro é um credor e não um devedor, logo a conta a utilizar será uma de outros credores diversos, ou seja, uma 278929 – Outros credores – outros, até porque o manual da JPM utiliza a 278919 tanto para a entrega, como para a receção das guias do tesouro. Se são automatismos do programa, já nos transcende. Contabilisticamente é assim como é referido.

Lá está, nem toda a gente anda a dormir nem todos têm faltas de qualificações, conforme as afirmações do CEO da JPM. Obviamente que aqui, não é de excluir muita pressão, para ainda o programa ter arrancado sem um conjunto de mapas, como por exemplo, o 7-A e o Balanço e Demonstração de Resultados.

Também podemos argumentar que se pagamos uma licença de software era para que o mesmo estivesse 100% funcional a 01/01/2018! Dispensamos ouvir da boca do Cipriano que só em finais de julho de 2017 é que foi chamado ao IGeFE para uma reunião e que agosto é mês de férias, blá, blá. Para quem tem umas opiniões muito assertivas, (e isto estou eu agora a ser mesmo muito assertivo para não utilizar outro termo mais forte) acerca dos funcionários públicos, das qualificações dos mesmos (ainda que com umas pinceladas a amainar), pode ser que um dia quando estes tiverem um pouco de auto-consciência possam acionar a esse Senhor a Mão Invisível de Adam Smith.

Quanto aos colaboradores da JPM, obviamente, percebe-se que não devem ter mãos a medir, e à semelhança do Blog AT fica aqui também um reconhecimento público aos mesmos. Até neste aspeto concreto fica bem atrás o CEO supracitado. Tiveram uma anomalia técnica nos telefones que garantidamente durava sempre até às 11:30 o que já deu para descansar alguma coisa…

in https://pocehlarinhav2.wordpress.com/2018/02/06/pequena-gralha/

ADENDA

Adenda à Pequena Gralha

No post anterior, obviamente falava-se em termos genéricos da conta-mãe. Perante uma dúvida colocada no chat do blog AT, informa-se que especificamente será a conta 2789299 para a entrega ao tesouro. E não, não é na conta da Entidade Contabilistica Estado (pelo menos enquanto durar a gravidez 🤰 ). Só não se sabe quando é que vai nascer.
PS: espero ter esclarecido a coisa…quanto à pretensa “gravidez” não é nada comigo…


Comentário

:)
Um diaaaaaa contamos umas peripécias no atendimento telefónico da JPM :) 
A sorte de quem usa a JPM, que apesar de se encontrarem cada vez mais impedidos, as linhas lá para Leiria ainda não devem ter sido reforçadas, são bem mais rápidos do que a Inovar (dizem!)

Sobre a classificação de despesas... continuo a verificar que divergimos e muito!!! daí que qualquer estatística é falseada, incorre em muitos erros!

Um colega regista cartões magnéticos em outros serviços, outro em material de escritório, outro em publicações... :) E mais não digo!
Estamos bem! O CA concorda... o Diretor concorda... O chefe concorda ou sem corda que se...

(estou a delirar com as próximas semanas!) Ai se não me deixam por a mascara! 

toca a enviar fotos dos serviços mascarados!!!



5 comentários:

  1. Falta ao JPM profissionalismo e um grande sentido de servir o cliente. Se no 1.º caso, em alguns aspetos temos os interlocutores com dúvidas, de meia tijela, que não sabem resolver e pedem uma cópia de segurança, para ir ver... no 2.º, estamos dias a fio ao telefone a tentar que alguém nos atenda. É uma falta de consideração pelo cliente, que não há memória. As Escolas têm pessoas com Licenciaturas e Mestrados nos Serviços Administrativos, não são os atrasados mentais que estão habituados. Acordem, senão outras empresas tomam o lugar, pois o descontentamento é enorme, digo mais, gigantesco!

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho licenciatura nem mestrado, e não me considero atrasada mental... Mas é verdade que é muito complicado falar com eles quando mais precisamos, deixam-nos sempre com o menino nas mãos!!!

    ResponderEliminar
  3. Já colocaram essa questão ao JPM? Ou até à CNC? Talvez a última possa efetivamente confirmar ac onta correta de lançamento.

    ResponderEliminar
  4. Já alguém confrontou o JPM com essa questão? Ou porque não colocar a dúvida à CNC? Esta última poderá certamente esclarecer corretamente qual o lançamento a realizar.

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...