domingo, 8 de abril de 2018

Como obter um comprovativo de morada na área de influência da escola que pretendo para o meu filho - de forma "legal" ?

Vou explicar algumas formas de obter comprovativos de morada...

Simmm o Ministério já foi alertado destes esquemas em anos anteriores e nada faz!!!

(Será que este ano publicam a área de influência ? Não acredito!)

Quer vaga numa determinada escola e precisa de um comprovativo ?

1.º Na junta de freguesia, por regra, basta declarar que vive na rua X e eles emitem um atestado de residência. Se exigirem um comprovativo de morada, tem algumas opções... apresentam um contrato de arrendamento... ou efetua compra por exemplo na vodafone, declara a morada que entender, ninguém lhe vai pedir nada e apresenta esse documento na junta de freguesia.

2.º Se tiver coragem, entrega esse comprovativo da vodafone na Escola que pretende, nem todos os funcionários têm olho vivo para detectar a burla.

3.º Se tiver coragem, apresenta o dito contrato de arrendamento inventado, na escola que pretende, nem todos os funcionários têm tempo e meios para verificar a validade desse contrato de arrendamento.

4.º Em regra, tem amigos/família na zona da escola que pretende vaga, logo tem acesso a documentos com morada que pretende.

SE quiser optar pela morada do local de trabalho, aí torna-se mais fácil o processo...

Se a escola exigir a leitura do cartão de cidadão para validar todo este processo, poderá ficar sem efeito.


Verdade, isto é uma súmula do que acontece e nada se faz para prevenir a burla/esquemas no que respeita a matrículas que começam daqui a uma semana.

Em 2017 o despacho  Despacho normativo n.º 1-B/2017 de 17 de abril foi publicado dois dias depois do ínicio do período declarado na página do portal das matrículas eletrónicas. Este ano vai acontecer o mesmo ?

O registo de matrículas para a educação pré-escolar e 1º ano decorre de 15 de abril a 15 de junho. O registo de renovação de matrícula com transferência de escola efetuado diretamente neste portal decorre de 19 de junho a 20 de julho para o ensino básico e de 19 de junho a 19 de julho para o ensino secundário.

  https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/07_matriculasnet/289

NOTA : Não se recomenda matrículas na primeira semana.


Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...