quinta-feira, 12 de julho de 2018

Políticas de inclusão... Abono de Família Vs Apoios& Manuais Escolares

Ao contrário de vários municípios, que preferem emitir um cheque para todos os residentes do concelho, FARO é exemplo, ao atribuir o montante aos escalões de abono de família seguintes...

Em 2009 muitos não se recordam mas existiam 6 escalões de abono de família, com a crise, apenas passaram a receber o escalão 1 e 2. 

A medida a adotar pelo Governo/Segurança Social deveria ser "descongelar" os abonos de familia nos escalões seguintes!

A autarquia de FARO, assim faz... atribuí ao 4.º escalão uma valor para ajuda de manuais, medida que não considero eleitoralista, isto porque, comparando com outras autarquias, preferem, diminuir o valor, mas atribuir a todas as crianças, a todos os agregados, mesmo sem carência económica.



21 de fevereiro de 2018
O Município de Faro, no desenvolvimento e continuidade da sua política de ação social escolar, aprovou ontem, em reunião de câmara, a inclusão do escalão 4 da Segurança Social no escalão B dos apoios sociais da Câmara Municipal de Faro a alunos carenciados.

Recorde-se que, no âmbito dos protocolos celebrados entre o Município de Faro e os Agrupamentos de Escolas, em cumprimento da lei em vigor, foram atribuídas, no presente ano letivo 2017/2018, verbas para auxílios económicos aos alunos carenciados do concelho que frequentam os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e de Educação Pré-Escolar, correspondentes a €70,00 para alunos de escalão A e a €35,00 para alunos de escalão B. 
 Atendendo à existência de famílias carenciadas a residir no concelho, considerou o município fundamental alargar este tipo de apoios às crianças oriundas destes agregados familiares, com a inclusão do 4.º escalão da Segurança Social.
De referir que as verbas são utilizadas para a aquisição de livros e material escolar, bem como no apoio a visitas de estudo e outras atividades. As refeições e lanches escolares são gratuitos para os alunos identificados com escalão A e os alunos com escalão B pagam apenas metade (50%) do valor de cada refeição.
Ajudando quem verdadeiramente precisa, e através de um plano estratégico municipal de apoio à educação coerente e integradora, a autarquia vem reforçar o seu papel no apoio às famílias e no combate ao abandono e insucesso escolar.

http://www.cm-faro.pt/pt/noticias/50871/municipio-de-faro-inclui-escalao-4-da-seguranca-social-nos-apoios-a-alunos-carenciados.aspx

 

Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...