segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Ainda Sobre Manuais Escolares MegaBronca

Volto a dizer, tudo corria bem, se estivesse a funcionar! Em pleno agosto, só problemas! Sempre a sobrar para os mesmos, disso estamos fartos! Claro que o IGeFE não tem culpa nenhuma! A culpa é toda nossa, termos mexido nisto! E ver o Dr. Filinto a negar a ausência de problemas... Estamos fartos disto! Duvido que a maioria dos Diretores se reveja nessas palavras.




De: Manuais Escolares (IGeFE) <manuaisescolares@igefe.mec.pt>
Data: 1 de setembro de 2018 às 21:12
Assunto: Manuais Escolares GrAtuitos - MEGA




Exmos Senhores,

Na sequência do projeto Manuais Escolares GrAtuitos - MEGA – deixamos as seguintes notas de apoio:

1 – Número de Identificação Fiscal (NIF):

A existência do NIF do Encarregado de Educação (EE) não é obrigatório, contudo, a situação óptima será aquela em que o NIF do EE se encontra registado na Plataforma Local de Alunos (PLA) para que essa informação possa ser exportada para a plataforma MEGA.

Quais as implicações da existência ou não do NIF do EE exportado para a plataforma MEGA?

A.      Registo do EE na plataforma MEGA em www.manuaisescolares.pt e existência de NIF idêntico na informação exportada pela Escola para a plataforma MEGA.

Caso a escola respectiva efetue a exportação e validação dos dados do educando para  GesEdu e nessa exportação conste o NIF do EE respectivo, ao EE ser-lhe-á permitido aceder ao vouchers via APP móvel ou via site em www.manuaisescolares.pt, (se o EE fez o registo prévio utilizando o seu NIF e este é idêntico àquele que tem registado na PLA).

Só nestes casos (registo do EE na plataforma MEGA em www.manuaisescolares.pt e NIF idêntico exportado pela Escola), o EE receberá um email a informar que o voucher do seu educando se encontra disponíveis na APP móvel, via site em www.manuaisescolares.pt ou na escola respectiva.

B.      Registo do EE na plataforma MEGA em www.manuaisescolares.pt e inexistência de NIF ou NIF diferente daquele que o EE utilizou para o registo na plataforma MEGA em www.manuaisescolares.pt.

Se o EE efectuou o registo na plataforma MEGA em www.manuaisescolares.pt e a informação exportada para GesEdu ou não inclui o NIF do EE ou este é distinto daquele que o EE utilizou para o seu registo, então, o EE não terá disponível o voucher na APP móvel ou via site em www.manuaisescolares.pt, nem receberá um email a informar que o seu voucher se encontra disponível. Nestes casos, os EE´s, deverão dirigir-se à escola respectiva para proceder ao levantamento do seu voucher.

C.      Para os casos em que o EE não se registou na plataforma MEGA em www.manuaisescolares.pt , então a única opção que o EE terá disponível, será a deslocação à escola respectiva para levantamento do voucher.


2 – Reabertura de ano escolar no GesEdu:

  1. Ir ao menu programa MEGA, no GesEdu, escolher a escola e o ano que se pretende alterar;
  2. Carregar no botão Reabrir Ano Escolar;
  3. Fazer nova exportação a partir da plataforma local de alunos;
  4. Validar dados;
  5. Carregar no botão Validar Ano Escolar para emitir os vouchers dos novos alunos.


Para proceder à reabertura de ano escolar para efeitos de actualização/correcção de dados, disponibilizamos o vídeo com os passos que devem ser seguidos e que se encontra disponível em:



Nota: Os restantes vídeos de apoio encontram-se disponíveis no menu suporte do GesEdu.


Com os melhores cumprimentos,

2 comentários:

  1. A Mega Bronca continua.
    Hoje fartei-me de atender pais que receberam um mail da plataforma a dizer que por questões de segurança deveriam dirigir-se à escola, para obter o seu voucher...
    Ou seja: como já tenho trabalho de sobra, hoje foi um dia perdido só neste atendimento...
    Cumprir prazos de outras coisas?
    Esqueçam! Sou apenas 1.
    E para casa nao levo trabalho, horas a mais também não faço.
    É triste ver colegas a brincar e outros nem sabem por onde se virar.

    ResponderEliminar
  2. Cada vez é maior a desmotivação

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...