domingo, 11 de fevereiro de 2018

Consultar o Processo Individual ? Não preciso, obrigado! - Cópia do Registo Biográfico ? Sim, quero cópia. - São 5 euros.


Aconselho o seguinte;
(válido para Pessoal Não Docente, Docente e outros organismos)

(o não docente tem de vir sempre em primeiro lugar! Não me venham com tretas! a maioria dos colegas ainda não percebeu isto!)

Isto do Recenseamento Não Docente Até 22/FEV e o Docente Até 15/FEV, vai continuar a provocar muitas cólicas... e não acaba aqui! Porque a falta de planeamento é divinal.

Hoje um colega liga-me para trocar umas impressões e diz-me : 

"Filhos da mãe berram, não percebem nada disto, vão subir 200 euros por mês! E daqui a 4 anos sobem outra vez mais 200 euros... Não é inveja! apenas estamos cheios de tarefas e ninguém se preocupa em criar métodos! Pelo menos aproveitem os dados que já se encontravam mais que validados!

Eu estou a marcar passo em 683 euros, e querem roubar 6 anos de tempo de serviço, equivalente a 6 pontos, num ciclo de 10 pontos=10 anos, portanto tenho de aguardar para progredir em 2024! FILHOS DA MAE!!! E a maioria reclama, mas não sabe o porquê!

Vamos ao aconselhamento, se é que me é permitido!
A maioria das colegas, está stressada... e com motivos!!!
As últimas semanas foram trabalhosas, muito trabalhosas...mas sem sumo!

E agora reparamos, que nas reclamações, ninguém, digo, poucos fundamentaram a não concordância com os dados, nem referem os campos que não concordam! Nem referem qual seria o dado que entender que deveria constar, para simplifica análise!

Infelizmente, não se aplica a sanção - indeferido por falta de fundamentação.

São poucos que os têm e conservam na sua posse, em casa, cofre ou digital...alguns documentos que entendo, de relevo! 

O processo individual que está na escola é da ESCOLA/SERVIÇO... portanto, possuam um clone em casa!

Nomeadamente,

- recibos de vencimentos (não constam do processo)
- contratos de trabalho!!! 
- declaração anual de rendimentos (não constam do processo - mas é obrigatório!)
- certificados das formações (só constam do processo, as que entram...)
- certificado(s) de habilitações
- requerimentos diversos
- horários/alterações
- acidentes de serviço - muito importante ter cópias autenticadas, mesmo com mais de  20 anos!
- cópia do registo biográfico autenticada anualmente - este documento tem custos! em média 2 euros ou mais, depende do estipulado em cada organismo

é possível que existam mais, não me recordo de momento.

Uma situação especial! aos que se encontram em "mobilidade" (regularmente ou não) - o processo tem algumas fases, por vezes ao expurgar para envio para o novo organismo, como a seleção é muuuuito distinta de serviço para serviço, por vezes não vai tudo, ou mandam tudo e não ficam com cópia do essencial! É muito comum, nestas mudanças, a "perda" de alguns documentos.




Não percebo como é que o Ministério, não obrigou as empresas dos softwares de gestão, a ter como obrigatório para importação determinados documentos.... realizamos o upload, sempre que o mesmo sofresse alteração, substituíamos ou adicionávamos nova versão... e o mesmo seria exportado com o processo electrónico. Aliás, o mais correto, seria estes documentos, estarem importados no servidor da DGAE, entravamos na ficha do trabalhador e cada um na sua sessão trabalhava enquanto o mesmo pertencesse ao serviço!

Isto para dizer, guardem os documentos. Tive em tempos, um caso, que se safou porque tinha em casa um documento, que comprovou determinada situação e estavam em causa 4 anos de tempo de serviço.. de descontos!

Bom Carnaval.


2 comentários:

  1. O robôt sofhia vai chegar dentro em breve às escolas

    ResponderEliminar
  2. Para a Dgae, o IGGEF, o ministério, parece que as escolas só têm professores. 90% das circulares, do trabalho, de leis é para professores Parece não haver assistentes técnicos, operacionais, alunos, psicólogos, técnicos de língua gestual e outros. Há 45 dias que se trabalha com o recenseamento dos docentes, quando o ministério tem todos os dados devido aos concursos, ebios, mobilidades, etc. Agora vêm mais concursos para professores. Não há-de a educação nas escolas piorar de dia para dia. Podem faltar 4 não docentes por 18 meses, que não é substituido e as escolas cada vez têm mais crianças com necessidades especiais, ou nãp é assim? tó zei

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...