quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Orientações - Pantanal dos Serviços Administrativos em pleno Agosto



O mês de agosto tem sido infernal... após as greves dos professores temos o caos instalado na maioria dos serviços. Nem vale a pena explicar...

este post só deve ser lido por pessoas com mente aberta... se tiver problemas de palpitações sugiro que termine por aqui a leitura. Até uma próxima visita!

Aos que ficaram... vou apenas sugerir algumas dicas de alguns temas que verifiquei e partilhara-me, visto que ainda temos vários colegas a patinar, pode ser que ajude.



Um dos temas que está neste momento a causar enormes transtornos é a MEGAPORCARIA dos MEGAManuais Gratuitos Emprestados... 

isto é, Pais não conseguem realizar o acesso ao voucher por diversos problemas com o registo deles, alguns nem senha das finanças têm.

1. Primeira sugestão, informem sempre que a plataforma está em constante mutação e que a escola não tem qualquer intervenção nessa aplicação manuaisescolares.pt

2. Apenas o vouchers de alguns alunos já se encontra disponível.

3. A Escola terá acesso aos mesmos lá para setembro. O site está constantemente em baixo e por vezes abre mas nem imprime! Abram a pestana! Aproveitem e atualizem o NIF do Enc.Edu., realizem a exportação 1 vez por dia, se necessário.

4. Quem optou, digo, tem bolsa de manuais dignos de empréstimo a outro aluno, o que DUVIDO! 99% não está em condições!!!!!!!!! Sei de colegas que ainda não declararam esta parte, portanto, perceberam ?  (isto facilita o processo na questão da distribuição dos usados da bolsa, pq não existem!)

5. A questão de inibir os vouchers a quem não devolveu os Manuais, não foi possível porque a plataforma não permite ainda, é o que me relatam!

Para os alunos do 3.º ciclo ASE

alguns colegas ainda estão em fase de concurso, não percebi porque é que enviaram convite a várias empresas... se o montante previsto é inferior a 20.000 podem enviar convite diretamente a uma papelaria.
Aqui um pormenor que me falam sempre  - o caderno de encargos e condições - são sempre propostas por nós - portanto, se pretendem que a entrega seja efetuada pela papelaria diretamente aos Pais, não é ilegal, como já me afirmaram! Apenas têm de ficar com um documento como o Enc.Edu levantou os manuais e toma conhecimento que tem de devolver os mesmos. (este pode ser apresentado pela papelaria e devolvido)

Tal como acontece com os do MEGA, alguns Enc.Edu, não sabem que têm de os devolver...

Mas temos vários cenários... algumas escolas que optam por pagamento contra fatura aos Pais (com NIF em nome da ESCOLA) e temos outras opções.


Portal das Escolas & E-360 & SIGO & Processos (PIAS) Alunos

POR FAVOR verifiquem diariamente o portal, libertem os alunos! É inadmissível, neste fase, ficarem uma semana, para lhes dizerem que não têm vaga! Este processo é uma injustiça, é! Mas não temos culpa nenhuma... Quando eles obtêm vaga, ou enviem um email a pedir o PIA, porque infelizmente a maioria dos colegas continua a criar ofícios para pedir processos desnecessariamente, no portal está lá a colocação. imprimam e juntem ao processo e está pronto a partir...

A questão do SIGO, todos os anos a mesma treta! Quem tiver as listas dos alunos/número sigo organizadas é muito simples!

1. Como têm de "concluir" todos os alunos, dar prioridade a essa fase, podem optar primeiro por libertar os retidos.
2. conforme têm registado, podem libertar todos os que obtivera vaga noutros estabelecimentos. Devido ao ingresso em cursos, etc.
3. tratem dos vossos que se mantêm e renovaram a matrícula.

Aqui penso que ajuda imenso, manterem uma lista atualizada com os números SIGO de todos os vossos alunos! Podem cruzar do INOVAR/ALUNOS com o XLS do SIGO.


Processos de Docentes

Por vezes nesta fase não irá estar presente o colega com acesso aos documentos necessários para envio para as escolas, quando os docentes colocados. (o que está errado, mas isso é outra conversa). 
Verifiquem se existe pelo menos um colega disponível com acesso às fichas e que consegue criar os ficheiros para enviar por email para as escolas, todos os anos é um fim do mundo à espera dos ficheiros... setembro é o mês mais complicado do ano, direi eu.

Registem quem saí ... para onde.... se já enviaram as fichas por email.... se já enviaram o processo em suporte papel (outra estupidez)

Segurança social direta permite a comunicação do término do contrato online! Imprimem e entreguem por email ou presencialmente ao trabalhador! 

Por fim

Os PRAZOS!

Estes são obviamente para cumprir! Quando temos condições para tal... Sugiro que questionem sempre o chefe/diretor o que é que ele quer dar como prioridade na execução do serviço!

Se vos concederem o livre arbítrio, óptimo! 

Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! Não levem trabalho para casa!!! 

Isso foi tempo!

Não podem estar em dois mundos! Percebo perfeitamente o vosso interesse! E já cometi esse "erro" durante anos!!! Agora têm as chefias e diretores de uma vez por todas de perceberem que determinadas tarefas só estão executadas porque a nossa família foi prejudicada!!! Eles que se entendam! Ou negociam connosco, uma forma de compensação digna, justa!!! Trabalho suplementar/extraordinário, não é pago (como diz um colega nosso nas reuniões aqui do tasco) pelo valor semanal, nós definimos o valor, eles aceitam ou não! 

Se precisam de mim, em férias, por duas horas e eu entender que me têm de compensar 2 dias! É essa proposta! O diretor pode não ter capacidade de entender isto! Esta questão, se tivermos um chefe em condições, nem precisa de chegar lá a cima, mas na maioria dos casos que me relatam, os diretores são mais justos e entendem melhor (ALGUNS) os problemas, pela visão "externa".

Pergunto-vos, qual é a consequência do não cumprimento ? Está definido em que documento ? Sou abrangido ? :)

Temos colegas que se preocupam demasiado... Levam trabalho para casa (SIGO), vocês não acordam ? Depois acontece-vos como na Escola Diogo Macedo a desenvolver brevemente! 

Por 683 eur BRUTOS ???! Sem stress!!!!!!!!!



Já foi tempo!!!

Aos que ficaram a ler e não deviam! Na farmácia pastilhas rennie :) Fui mto soft... o que me custou!



NOTA:

Recordo os convidados, dia XX - N 41° 34' 55.365" , W 6° 53' 52.6194" 



Post em parceria com o EXCELENTE PARCEIRO DO TASCO DO PORTO :) só consegui recordar.me destes aspetos depois da conversa :) O que surgir nos eventuais comentários vou respondendo.


UPDATE 1 - Alerta da colega Marta - "Ah não estão. fechados??!!, eu pensava que fechavam em agosto" - Alguns Pais pensam que somos professores! Que não estamos na escola em Agosto!!! :)

UPDATE 2 - IFAP & REVASE - Depois da trabalhada inicial do portal IFAP controlo da engenharia financeira para sacar mais uns milhões à CEE devido ao leite escolar, querem agora que se introduzam faturas e afins numa plataforma que não funciona nem às apalpadelas! Meus amigos, esqueçam essa tarefa para já! Conselho meu... DGESTE que se entenda com a agricultura!

                    E-360 - Bonitooooo Bonitooo o que se passa com as escolas que aderiram ao projeto piloto alternativo ao portal das matrículas, anda tudo às aranhas, mas nenhum direitor ou chefe tem tomates para dar um murro na mesa! Vocês estão aí porque querem! Isto ontem no jantareco, foi alvo de chacota por parte de vários colegas... infelizmente não vos posso contar detalhes! Só temos pena que os Pais não reclamem as matrículas, as não colocações.... eles ganhavam!!!

                  A maioria dos Pais ficaram surpreendidos como é que os serviços, as secretarias estão a funcionar durante o mês de agosto! 






6 comentários:

  1. LOL - adorei a leitura dos louvores.

    ResponderEliminar
  2. Com todo o respeito que me possam merecer e que é muito, sinto de alguma forma que por causa do justo paga muitas vezes o pecador. O que leio muitas vezes conjugado com realidades aparentemente paralelas leva—me também a pensar que as culpas são atribuídas conforme é oportuno. Nem tudo é como se relata, há sempre 3 lados, um... outro e a verdade. Nos entretantos ficamos pelo que queremos acreditar. A meu ver, todos acabam por ter razão, mas poucas vezes nos colocamos na pele do outro. Foi só um desafabo...

    ResponderEliminar
  3. Todos estes problemas serão resolvidos com a municipalizaçãp

    ResponderEliminar
  4. Deverá clarificar que os professores não estão na escola em agosto porque é o único mês em que podem gozar férias. Eu, por exemplo, em 3 de agosto ainda estava a trabalhar. E bem que preferia outro mês: era mais baratinho e com menos confusão.
    Só para que não surjam mal-entendidos que confundam quem aqui vem quanto ao real alcance dessa afirmação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os srs professores que escolham outra profissão e tiram férias quando quiserem, nos entretantos sempre que há interrupções lectivas nunca se vê um prof na escola, se o horário semanal prevê um dia sem aulas eles dizem que têm uma folga, têm direito a mobilidades por doença ou horários 0, são descongelados na carreira qdo todos os outros não são, 2 VEZES até! e pobrezinhos têm tanto por que se queixarem, por isso vejo-os a entrarem nos serviços às 16horas, preencherem o papelinho do retorno e "adeus e até setembro"... que chatice tirar férias em agosto... *rolls eyes*

      Eliminar
  5. Poderia vir aqui dizer que as interrupções letivas não compensam sequer os sábados e domingos a trabalhar, assim como as constantes noitadas até às 3, 4, 5 horas da manhã a, entre outras coisas, preparar aulas e corrigir fichas e testes. Não me parece que nesses horários os veja "no serviço", porque, provavelmente, estará a dormir ou a curtir o fim de semana. Contudo, não pretendia acirrar os funcionários das secretarias, que, naturalmente, têm as especificidades do seu trabalho.Apenas queria salvaguardar um ponto de vista, porque não vale a pena bater mais nos professores.

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...