CONSTRUÇÃO E SELEÇÃO DE INDICADORES PARA A MEDIÇÃO DO DESEMPENHO
Aprofundar conhecimentos e transmitir competências que permitam aos participantes identificar os vectores condutores de valor alinhados com a implementação da estratégia e construir um sistema de indicadores de medição do desempenho no contexto específico das organizações públicas.
Pretende-se, por esta via, desenvolver procedimentos, ferramentas e metodologias que permitam aos participantes:
:: Entender o modelo de criação de valor e relacioná-lo com os processos críticos
:: Identificar os recursos e as actividades que, nesses processos críticos, concorrem para a realização de estratégias ao serviço do bem público
:: Identificar os factores chave e seleccionar indicadores para medir o desempenho
:: Construir mapas de criação de valor e mapas estratégicos
Pretende-se, por esta via, desenvolver procedimentos, ferramentas e metodologias que permitam aos participantes:
:: Entender o modelo de criação de valor e relacioná-lo com os processos críticos
:: Identificar os recursos e as actividades que, nesses processos críticos, concorrem para a realização de estratégias ao serviço do bem público
:: Identificar os factores chave e seleccionar indicadores para medir o desempenho
:: Construir mapas de criação de valor e mapas estratégicos
Programa:
| CICLO I – ESTRATÉGIA AO SERVIÇO DO BEM PÚBLICO Missão, visão e estratégia do serviço público O modelo de criação de valor Processos críticos para a realização da estratégia Actividades, recursos, competências e capacidades Análise dos stakeholders do serviço público CICLO II – VALOR PÚBLICO Conceito de valor público Criação de valor público e avaliação de desempenho Repartição de valor público e justiça social Produtores e beneficiários do valor público: politicas e estratégias Medidas de valor público e gestão pública CICLO III - IDENTIFICAÇÃO E SELECÇÃO DE INDICADORES Propriedades dos indicadores Tipologia dos indicadores Indicadores financeiros e indicadores não-financeiros Indicadores de ocorrência (lagging) e indicadores de tendência (leading) CICLO IV – DESENVOLVER MÉTRICAS DE DESEMPENHO Selecção de indicadores de medida: Por que medir? O que medir? Como medir? Indicadores do tipo false alarms e do tipo gaps Fontes de verificação que alimentam as métricas Benchmarking e a busca das melhores práticas do mercado CICLO V – FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE MAPAS ESTRATÉGICOS NO SERVIÇO PÚBLICO A importância das medidas nos processos de tomada de decisão na gestão de serviços públicos Relações de causa/efeito e relações de complementaridade: casos relevantes Mapas de criação de valor e mapas estratégicos Sistemas de gestão e avaliação do desempenho CICLO VI - MEDIÇÃO DE VARIÁVEIS CHAVE DO DESEMPENHO DO SERVIÇO PÚBLICO Eficácia e eficiência Legitimidade e confiança pública Responsabilidade social Clima organizacional Qualidade e Satisfação |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.