segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Requisições / Credenciais para Manuais Escolares para os Alunos

Não gosto de ouvir "reclamações" sobre determinados sectores do serviço e penso sempre em alternativa para melhorar a coisa. Nem sempre posso avançar tais ideias com determinados colegas, alguns, não são muito receptivos a propostas ou questões sobre a sua área de serviço.

O tema que vou abordar são o raio das "credenciais" , não sei como é que corre no vosso serviço, mas já conheci
alguns métodos e parece-me que são poucos a beneficiar o aluno, sinceramente. Por norma, só beneficia o serviço e as papelarias! 

Para beneficiar os alunos, o processo teria de ser mais ligeiro principalmente no que respeita à lentidão das matrículas e transferências. Assim controlávamos o BANCO DE LIVROS, o que não acontece na maioria dos sítios. 

A escola podia adquirir os manuais para todos os alunos e o respetivo material devia ser cedido pela própria escola que o compra mais barato, SUPOSTAMENTE! Na eventualidade de sobrar, existem clausulas que a escola pode introduzir nos contratos, permitindo a devolução de uma parte da compra até data X. 

O que está a acontecer é, os alunos compram os livros nas papelarias que fizeram protocolo com a escola e o agrupamento vai proceder ao pagamento, por vezes, um cheque para cada aluno, a comparticipar a dita credencial, trabalho um pouco chato... Era evitado , digam lá ?

Se estamos a serviço dos alunos, por raio têm os pais de levantar credencial... perder tempo em deslocações às papelarias ? 
Por norma, estamos perante alunos carenciados com escalão, uma pequena viagem pode fazer a diferença no orçamento lá de casa.

Claro que dá mais trabalho, tratarmos de receber os manuais, conferir, lançar, distribuir...etc etc. Sei que este processo na maioria das vezes também é lento! E existem casos em que o aluno a meio do 1º período não tem os manuais. :(

Para fazer o que fazemos, enviar os alunos para as papelarias, nem precisavam de credenciais, cria-se um sistema, tipo os docentes! O aluno vai, a editora, fornece-lhe os manuais todos e dá baixa no sistema... do MEC ou da SegSocial :)


2 comentários:

  1. A minha escola tem bolsa de manuais escolares para os alunos subsidiados já há 3 anos. Somos nós que lançamos o concurso para aquisição de manuais escolares.

    ResponderEliminar
  2. Na nossa escola não autorizaram abrir concurso para os livros. Os pais tiveram de comprar nas livrarias e trazer as respetivas faturas para depois serem pagas...

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...