Inicial > Metas Curriculares
Metas Curriculares
Metas Curriculares do Ensino Básico Homologadas
Missão
As metas curriculares
estabelecem aquilo que pode ser considerado como a aprendizagem
essencial a realizar pelos alunos, em cada um dos anos de escolaridade
ou ciclos do ensino básico. Constituindo um referencial para professores
e encarregados de educação, as metas ajudam a encontrar os meios
necessários para que os alunos desenvolvam as capacidades e adquiram os
conhecimentos indispensáveis ao prosseguimento dos seus estudos e às
necessidades da sociedade atual.
Sobre as metas curriculares
As metas curriculares
são uma iniciativa do Ministério da Educação e Ciência, surgindo na
sequência da revogação do documento “Currículo Nacional do Ensino Básico
– Competências Essenciais” (Despacho n.º 17169/2011, de 23 de dezembro).
Conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina, as metas
constituem as referências fundamentais para o desenvolvimento do ensino:
nelas se clarifica o que nos Programas se deve eleger como prioridade,
definindo os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver
pelos alunos nos diferentes anos de escolaridade (cf. Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril).
A elaboração das
metas fundamentou-se em bases e estudos científicos e teve em conta as
que têm sido estabelecidas em países com bons níveis de desempenho.
Neste contexto, as metas que agora se apresentam referem-se àquilo que
pode ser considerado como a aprendizagem essencial a realizar pelos
alunos em cada disciplina, por ano de escolaridade, ou, quando isso se
justifique, por ciclo, realçando o que nos atuais Programas deve ser
objeto de ensino, representando um documento normativo de progressiva
utilização obrigatória, por parte dos professores.
Como princípios
orientadores estabeleceu-se que, sendo específicas de cada área
disciplinar, as metas deveriam identificar os desempenhos que traduzem
os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver
desenvolvidas, respeitando a ordem de progressão da sua aquisição. Houve
a preocupação de as formular de forma clara e precisa de modo a que os
professores saibam exatamente o que se pretende que o aluno aprenda.
O documento agora
elaborado representa um meio privilegiado de apoio à planificação e à
organização do ensino. Na medida em que as metas expressas neste
documento incluem aquilo que é considerado como aprendizagem essencial a
realizar pelos alunos, este constitui-se, igualmente, como um
referencial para a avaliação interna e externa, com especial relevância
para o GAVE.
Caderno de apoio - Poesia 7.º, 8.º e 9.º anos [
Caderno de aprendizagem da leitura e da escrita (LE) []
Caderno de aprendizagem da leitura e da escrita (LE) []
Matemática - Ensino Básico []
Caderno de apoio - 1.º Ciclo []
Caderno de apoio - 2.º Ciclo []
Caderno de apoio - 3.º Ciclo []
Alterações []
Caderno de apoio - 1.º Ciclo []
Caderno de apoio - 2.º Ciclo []
Caderno de apoio - 3.º Ciclo []
Alterações []
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.