quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vamos passar a ser funcionários da Câmara Municipal ?


Já se aborda a questão há muitos meses, mas neste momento as fugas de informação, são mais que muitas e confirma-se que em Janeiro de 2015, quem ainda não passou, irá passar a ser gerido pela Câmara Municipal. Refiro-me ao Pessoal Não Docente das Escolas, tanto assistentes técnicos como os assistentes operacionais, quase todos nós prestamos serviço e aceitamos um contrato com o MEC, com determinadas condições, que neste momento, ninguém nos abordou que tipo de alteração pode ou não sofrer o contrato. 

Já existem concelhos em que essa transferência de competências, já existe, pelo que me comentam, a gestão do processo individual, matéria sobre as faltas, processamento de vencimentos e pouco mais está centralizado no serviços da Câmara.

Poderão acontecer diversos cenários, durante os  primeiros tempos, fica tudo igual, com a autonomia pelos diretores, mas também pode determinada Câmara começar a rodar pelas pessoas pelo Concelho, suportando os custos inerentes certamente para o trabalhador! (Nem se preocupam na dinâmica familiar de cada um de nós.) A ver vamos.

Mas estou curioso, em ver a relação, o cuidado, para com aqueles trabalhadores que não residem no concelho, digo, não votam no concelho que trabalham, pois é!! Não nos podemos esquecer que é tudo política, os votos ainda contam... preparem-se para usarem duas t-shirts (de cor diferente) ao mesmo tempo.

Mais uma medida do governo, que projeta tudo às escondidas, os trabalhadores não são tidos nem achados.

Anda alguém assustado ? Já foram esclarecidos ? Tudo às escuras ? 


"Também todo o pessoal não docente do pré-escolar ao secundário, ou seja, os auxiliares de acção educativa e o pessoal dos serviços vão passar a ser recrutados pelas autarquias. Estas são, aliás, duas competências que os ministérios da Educação e da Administração Local querem passar para as câmaras já em Janeiro de 2015, sabe o Diário Económico. No caso de Matosinhos serão 700 os trabalhadores, dos 12 agrupamentos de escolas do concelho, que passam a ser geridos pela autarquia. Fora da proposta está a gestão dos professores que continuará a ser feita pelo Ministério da Educação. "

in http://economico.sapo.pt/noticias/autarquias-vao-gerir-ate-25-do-curriculo-de-todos-os-alunos_206249.html

15 comentários:

  1. Em alguns Agrupamentos existem funcionários do MEC (40 horas) e no mesmo serviço existem funcionários da Autarquia (35 horas).

    No nosso Agrupamento passámos para a Autarquia em 2010 e nada a dizer até agora, já lá esteve o PSD, agora está o PS...

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras do Carlos..

    Marco

    ResponderEliminar
  3. Venham as autarquias...sempre haverá mais margem para gerir os excedentários. Como se diz na minha terra: eu tanto trabalho na eira como no nabal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, conheço vários funcionários que exerciam funções em escolas(Departamento de Educação) que foram trabalhar para outros departamentos da Câmara e ao contrário também :)

      Mobilidade inter-escolas do concelho, eu por exemplo estava num Agrupamento e pedi mobilidade para outro mais perto de casa e com melhor ambiente.

      A Autarquia local dá tolerância de ponto no dia de aniversário do funcionário, etc

      Como já disse, nada a dizer da mudança, desde 2010 :)

      Eliminar
  4. O meu Agrupamento deverá passar em 2015 para a Autarquia. Devo dizer que estamos algo receosos. Mas pelos testemunhos deixados penso que não será nenhuma tragédia.
    Apenas condeno a divulgação a conta gotas das informações por meios não oficiais, deixando todos os interessados no limbo e com suposições, provavelmente, infundadas.
    Veremos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a idade dos participantes do forum. Mas a meio de uma vida mudar forçadamente de patrão, sem saber o que o espera tem que se lhe diga. Basta dizer que a avaliação de desempenho se já era má vai ser muito pior, afinal há muita mais gente para o Bom, Muito bom etc....As mudança de carreira acabaram, a designação de Assistente Operacional numa câmara aplica-se a qualquer trabalhador, incluindo o coveiro. Há câmaras que como a de Baião que colocaram as pessoas das escolas a montar stand como se fosse trolhas. Acharem que vamos para melhor apenas me faz rir e ao mesmo tempo sentir que a consideração por nós é nula. Alguém nos perguntou se queríamos mudar de patrão? Não entendo como diz alguém "tanto trabalha na eira como na nabal" Quem sabe não venha a trabalhar num sítio nem no outro. Acho que perdemos com a mudança. Eu até nem me posso queixar porque pertenço a uma zona onde a Câmara respeita os seus trabalhadores e tens mantido nos lugares a que pertenciam, mas não todas assim, não se iludam!

      Eliminar
  5. Pois é tudo muito bonito... mas quando os problemas começarem!
    Ninguém ouviu falar nas mudanças de chefes de serviço por causa da "cor politica"? Ninguém ouviu falar das avaliações dadas (ainda mais compadrio) aos funcionários?
    Ninguém percebe que é assim que se justificam os encerramentos e a perda de qualidade dos serviços públicos?
    A ver vamos se tudo será assim um mar de rosas....

    ResponderEliminar
  6. Não percebo! A legislação laboral e a transferência de competências têm sido cavalos de batalha de sucessivos governos, sempre em nome da produtividade, flexibilidade, melhoria disto e daquilo.... o que se constata é que cada vez estamos pior, quer pessoal quer colectivamente - perda de salários e direitos, desemprego, encerramento e deslocalização de serviços públicos. Entretanto, vejo que os trabalhadores, principais visados com estas alterações, continuam a apoiar estas medidas/politicas. Sinceramente não entendo! Como diz o colega anterior, a ver vamos no mar de rosas que aí virá! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Pelo menos na autarquia ainda tenho o horário de 35 horas... e os anónimos? Não tenho nada contra essa mudança de competências e acho até que os docentes também deveriam ser também transferidos...e mais não digo...

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A felicidade de quem vai trabalhar menos horas. Reparem que as 35 horas das câmara tinham por objectivo influenciar os incautos como se pode ver. As 35 horas de trabalho hão-de regressar de novo, entretanto nós já estaremos pelos cabelos de arrependidos.

      Eliminar
  8. Se pudermos rescindir como trabalhadores da Administração Local venham depressa as mudanças para me ver livre desta gentalha!

    ResponderEliminar
  9. Este blog tem péssimo hábito de lançar medos e receios em vez de promover debates esclarecidos... tenho muito respeito por quem o faz mas a vertente sindicalista / anarquista / ...**ista quando se sobrepõe estraga e compromete o debate de ideias (Opinio veritati cedit)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para : Anónimo quarta-feira, 26 Novembro, 2014

      Escreve-lhe o Administrador do Blog;

      Esclareça, identifique-me menções de qualquer título sindicalista neste texto ?

      É um comentário pessoal, livre de qualquer influência sindical, baseado em partilha de emails, comentários e conversas que tenho com outros colegas (que já vivem este cenário e com outros com ansiedade do que se vai passar!), não sei se é colega e se acompanha o blog ou é apenas um novato, a quer mostrar presença…

      Sou (eu e todos os que participam neste blog) livre de comentar o que me bem apetece, da forma que me apetece. O mesmo para si, é livre de comentar, não vou apagar o seu comentário, contudo, insinuar que não se promove o diálogo, não é correto da sua parte, permita-me que lhe diga, penso que não reconhece outro local em que lhe permite tamanha liberdade de expressão e ainda anonimamente, para já!

      Não me alongo mais, recomendo-lhe que visite todos os post’s cronologicamente…

      Oportet scire navigare ad omnem ventum.
      Assistente Tecnico


      Eliminar
    2. Não se ofenda... Sem mais comentários Sr. Administrador de Blog.

      Eliminar
    3. Muito do que os trabalhadores adquiriram em termos de direitos devem-se aos sindicalista, anarquistas, comunistas, democratas, etc...Portanto o argumento é falacioso e salazarento!

      Eliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...