sábado, 31 de dezembro de 2016

Despedida de 2016 - Pedidos para 2017


Muito ficou por partilhar, mas a vida pessoal e profissional nem sempre permitiu mais tempo para este espaço.
Mais um ano decorrido e muitas passagens engraçadas que este cantinho me proporcionou, espero que os leitores tenham apreciado, no decorrer das publicações, com bastante sentido de humor, aqueles que lidam diretamente com os serviços, esses certamente que percebem melhor algumas piadas...

O que desejo para 2017...

a publicação rapidamente por parte do governo do relatório dos precários no estado (o que não vai acontecer na sua totalidade, por vários motivos!)
Que analise, para além das tabelas de excel os vários cenários, principalmente o que lhe falta apurar, resultado do siadap (que não irá conseguir! porque os serviços não usam o GEADAP!) 
Portanto, não sei como é que se vai safar o governo, porque este não sabe e nem vai conseguir apurar, quantos funcionários existem em cada posição remuneratória, quantos pontos cada um detém, quantos progridem no dia 1 de janeiro de 2018 e naturalmente que montantes estão envolvidos! 
Só assim conseguem realizar um orçamento devidamente planeado no que respeita às remunerações. (não esquecendo as centenas de processos judiciais a decorrerem contra o estado e que este irá perder, relativamente a reposicionamentos/progressões)


no que respeita à educação


vou dividir por partes

Mas compensará continuar o esforço dos assistentes técnicos como funcionários públicos ? Pelos simbólicos 683,13 euros brutos ? Desde 2001 e a maioria desde 2004 sem qualquer aumento salarial ? E agora propõem uns cêntimos no subsídio de refeição, justíssimo, contudo será absorvido pelos aumentos de impostos indiretos!
Para agravar as condições de trabalho, temos nos diversos serviços, chefias que deixam muito a desejar nas suas competências, principalmente nas humanas/sociais!
Tenho verificado em diversos comentários uma corrente de opiniões pelos visitantes do blogue que ficam todos indignados com o aumento do salário minim, que abrande essencialmente os assistentes operacionais... caríssimos, a nossa luta deve ser direccionada para as nossas chefias e diretores, devemos demonstrar que o nosso contéudo funcional e as tarefas que realizamos diariamente justificam um salário digno e proporcional às competências. (não me venham com a história de que têm habilitações XPTO e ganham uma merd@, estão aí porque  querem! E muitos licenciados nem a destreza de concorrer se atrevem, mas fartam-se de reclamar que ganham mal etc etc mas permitam-me... estes colegas como Técnicos Superiores, aiii jazussss)

os colegas assistentes técnicos que trabalham par a par, em equipa (se não o fazem, deviam fazer) em prol do serviço público, acabem com determinadas novelas internas... é uma pouca vergonha! E mais não digo.


aos professores

a vossa classe dá-nos mais trabalho que os alunos todos juntos! Sim é verdade, uma vergonha o que se passa com a gestão de processo individual - principalmente contagem de tempo de serviço. Ajudem-nos a alertar o ME para que o Registo Biográfico Online (e-BIO) volte a funcionar e em pleno! Um simples exemplo, que me comentaram a semana passada, um colega verificou um erro de 10 dias, na contagem do ano anterior, se as listas para a reserva de recrutamento cruzassem com o e-Bio este docente seria justamente enquadrado com o tempo de serviço real, nas próximas reservas de recrutamento a decorrer na próxima semana! Tal não irá acontecer...
Peço-vos tolerância, pelo simples motivo de que não dispomos de apoio jurídico, não dispomos de chefias que cabalmente nos apoiem na resolução de situações mais complexas.


aos diretores

Peçam aos serviços uma tabela, com o vencimento de cada um e o tempo de serviço de cada um, mas comparem apenas, o entusiasmo/dedicação habitual com as condições de trabalho.
Façam um jogo com os funcionários... ou através de uma caixa de sugestões ou outro meio que permita, com total sigilo, os funcionários demonstrarem quais são os problemas que entendem que o serviço tem e não resolve e o que é que propõem para a sua solução.
OKKKKK Já sei que me vão dizer.... esqueça! a maioria não participa!!!! Alguma coisa aparece!!! PROMOVAM a interação do funcionário para a melhoria das condições de trabalho!!!

aos alunos

bem sei que nem todos os funcionários vos agrada, mas acreditem que só estamos cá porque vocês existem :) participem no mundo escolar, têm todo o direito de manifestar a vossa indignação, principalmente quando vos  pedem para comparticipar com 5 euros para uma resma de papel...

ao  ME, DGAE, DGESTE, IGE, IGeFE, DGAEP etcetc

QUEREMOS INSTRUÇÕES, orientações documentais, contactos para esclarecimento de dúvidas, respostas mais céleres, é lamentável trabalharmos nestas condições.

Boas entradas


1 comentário:


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...