sábado, 6 de abril de 2013

Sistema de Cadastro da Administração Pública + e-Bio + SIADAP - SIOE - MISI

A propósito do "sistema de cadastro da administração pública" ; verifiquei que alguns sindicatos ficaram com "medo" do mesmo - a maioria do povo desconhece, que o Governo ao nível central desconhece os vencimentos auferidos pelos funcionários! Apenas tem conhecimento dos valores globais - ver classificador económico e requisição de fundos de pessoal. Nos últimos anos, já se efetuam exportações de dados muito genéricos - http://www.misi.min-edu.pt/
 
Espero que terminem de uma vez por todas a necessidade dos mapas do SIOE e o Balanço Social.

No meu entender, apesar dos problemas que isto provocará nas Empresas com software certificado, é perfeitamente legítima esta "agregação" de dados e uniformização de software de gestão!

No que respeita a escolas, os serviços pagam licenças de valor absurdo, e com as bases de dados bloqueadas! isto porque não negociaram um contrato decente! Mas OK, vão perceber quando quiserem exportar para outro software, não conseguem! Isto já acontece, quando determinado organismo, quer trocar de Empresa de Gestão. Perdem histórico dos processamentos em 99% dos casos!

O que me parece, nesta nova "eficiência", é que a Administração Central, com o cadastro e com o "e-Bio" , consegue gerir a carreira do funcionário, verificar a sua progressão, e prever, a necessidade de dotação orçamental, todos os meses!
 
Espero que consiga conciliar com o SIADAP, isto sim, era o interessante! Para tal, têm de tornar obrigatório o uso do GeADAP - https://www.siadap.gov.pt/PaginasPublicas/SIADAP.aspx

  • O que é o GEADAP?
    O GEADAP é a solução tecnológica que operacionaliza o SIADAP 123, sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública.
  • Quais os seus Destinatários?
    Os destinatários do GEADAP são os Serviços, Dirigentes e demais Trabalhadores da Administração Pública.




Despacho n.º 4756/2013. D.R. n.º 67, Série II de 2013-04-05
Ministério da Educação e Ciência - Secretaria-Geral
Criação da Unidade de Sistemas de Informação e de Comunicação e nomeação do licenciado José Franco para coordenador da Unidade



"Economia
Função pública avisa: cadastro não pode cortar remuneração
Fesap quer esclarecimentos e vai pedi-los ao secretário de Estado
É a reação ao anúncio feito ontem pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, de que o executivo está a criar uma base de dados com um cadastro de todos os trabalhadores da Administração Pública, com o objetivo de centralizar o pagamento dos salários e facilitar a definição de políticas remuneratórias.

A nova ferramenta irá permitir «um controlo muito maior sobre as rubricas salariais», argumentou o secretário de Estado, acrescentando que «com o sistema único podemos controlar todo o sistema de pagamento de salários, aumentar o mecanismo de controle, mas também nos oferece uma base dados de todos os trabalhadores da administração publica, algo que até agora não havia»."

 

Agora vou colocar aqui o modelo da requisição de fundos de pessoal (vencimentos) - ver aqui - CIRCULAR Nº 5 / GGF / 2006 http://www.dgpgf.mec.pt/ARQUIVODOCUMENTAL/CIRCULARES_OFICIOS/2006Ano/repCIRC2006/CIRC_5_2006.pdf






Classificador económico -








Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...