sábado, 26 de janeiro de 2019

Quando se apercebem que estamos a congeminar, tratam de resolver o problema - PESSOAL NÃO DOCENTE


foi o que se passou esta semana.

Um grupo de colegas muito restrito aqui do núcleo duro do blog, orientou algumas peças, para promover um evento agora no final do mês de janeiro ou em fevereiro.

Acontece que o "esquema" chegou a um compincha do Costa e na quinta e sexta feira desta semana, trataram de camuflar o problema. Isto é, brevemente, a comunicação social irá receber um comunicado que informa da autorização da abertura de concurso para milhares de horas para assistentes operacionais para as escolas, equivalente a 6 a 15 funcionários por agrupamento a tempo parcial (3,5horas/dia). Isto para tentar minimizar os 1500 prometidos!

A realidade do que acontece nas escolas ninguém quer saber!

Nem a maioria dos Pais!

Temos imensos alunos deficientes, digo, com necessidades educativas especiais, que se encontram desde setembro, o início do ano letivo, sem qualquer apoio! Quando no letivo anterior, estiveram com um funcionário, são alunos já referenciados! Aparentemente as ditas medidas... desapareceram.


Voltando o tema.
Os colegas, vão manter a ideia e passo a explicar

Alguns concelhos estão a ser organizados por alguns colegas, tanto em Lisboa como no Porto. (trás dos montes e algarve devem também avançar).

Apesar da greve geral dia 15...

Temos várias propostas previstas. Aguardamos que os colegas fechem com os sindicatos a organização dos pré-avisos de greve. Estes demonstraram-se interessados no tema e na forma do protesto.

A ideia inicial era avançar sem os mesmos, mas não é viável.


Em cada semana do mês será uma região em protesto. 
Dentro de cada região, será organizada por dias da semana quem adere em cada dia da mesma.

Exemplo: No concelho da Maia com 12 Agrupamentos, teríamos 2 ou 3 em cada dia.
Contudo, nada impede que possam participar no protesto todos os dias!

O horário será das 08h00m às 10h00m 

tenho a indicação que na semana de
dia 18 a 22 de fevereiro, num concelho do NORTE, querem realizar algo diferente, mas a divulgar posteriormente.

PS ; é com tristeza que faremos relato se os Assistentes Técnicos não aderirem, como em muitas ocasiões assim o fizeram. Cada um é livre de tomar as posições que entender, mas não é muito compatível posteriormente vociferar palavras contra os colegas, os sindicatos, o governo...etc etc.

Mobilizem os alunos, os pais, os professores, toda a comunidade para vos acompanhar nessas duas horas diárias!

motivos do protesto para breve.








4 comentários:

  1. Nas escolas só existem professores e Assistente Operacionais. Nos Serviços Administrativos os colegas reformam-se, saem para outros ministérios e não são substituídos. Há bem mais de 8 anos que estamos a sensibilizar quem de direito, várias vezes por ano, que os serviços não conseguem dar vazão a tudo o que têm. Até hoje, não foi colocado ninguém! Greve de 2 horas? Greve dia 15? Para???

    ResponderEliminar
  2. Sou mãe de crianças que frequentam a escola na região de Lisboa.
    Assistentes operacionais, na escola do mais velho, estão lá sim senhor, fazem o que podem, ajudam no que podem, mas mais não digo porque não sei. Aliás ninguém sabe.
    Na escola do do meio, bem....temos as duas do JI que se faltam, olha paciência, ninguém as substituí porque as restantes colegas não têm como. São 5 a contar com as duas do JI, numa escola de ensino básico com 2 pisos, duas turmas de JI, 2 turmas de 1º / 3º e 4º anos e 3 turmas de 2º ano, ATL e AEC's.
    Se chegam, é obvio que não, mas alunos do ensino especial servem apenas para calar a boca aos pais ou para proveito próprio, mas para contratar AO não existem, é que não dá jeito.
    Concursos para contratar pessoas a 3,5h/dia? Anedóticos só pode. Os meus filhos estão 8h na escola e precisam/têm direito a fincionários não docentes que estejam lá de "alma e coração" e não a complementar horas, como um part-timezito.
    Greve dia 15? Sim, mas com maior informação.
    Os pais não sabem. mesmo. Como mãe digo, eu nada sei e as funcionárias também nada dizem (as repercussões são lixadas)

    ResponderEliminar
  3. Será que ninguem se apercebeu que estamos a ganhar uma miseria e ninguem faz nada é triste levar dinheiro para casa que nem para a renda e outros pagamentos dão vivemos no limiar da pobreza .
    Algum tempo atrás lançei uma chamazinha para todos fazermos um baixo assinado e faze-lo chegar as mãos dos que querem tramar, não são somente os Professores que reenvendicam os retroativos nós também temos direitos a eles.

    ResponderEliminar
  4. Não existe apenas falta de Assistentes Técnicos. É urgente criar "incentivos" para manter aqueles, que estão a exercer funções de elevado grau de complexidade a troco de um salário liquido miserável.

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...