terça-feira, 17 de setembro de 2013

Atualizar TITULARIDADE DOS RENDIMENTOS - Desempregados/Empregados



Uma recomendação a todos os trabalhadores

Nas seguintes situações que tenham ocorrido um destes cenários;

- Caso seja casado(a), um dos elementos, ficar em situação de desempregado, deve o que trabalha alterar a situação, dado que se enquadra noutra tabela.

- No caso de alterar o seu estado civil, deve também atualizar com o impresso abaixo indicado.

Solicitem a alteração de titulares de rendimentos, esta declaração deve ser entregue na Entidade Empregadora (do trabalhador), isto, faz com que o IRS a descontar seja menor mensalmente, logo recebem mais. 

Se encontrarem trabalho,  atualizem os dados novamente.


MODELO Declaração para comunicação/atualização da situação fiscal (art.92.º do código do IRS) (PDF, 1.84MB)

http://drh.ist.utl.pt/files/Actuafiscal.pdf



3 comentários:

  1. Estou com uma dúvida,sou casada com um dependente, no entanto, o meu marido tem trabalho dependente e independente (recibos verdes), tendo em atenção o balurdio de descontos que faz, optei no meu trabalho por colocar 1 titular e um dependente. Na altura fiz algumas pesquisas e consultei informalmente alguem das financas e disseram que era possívell, uma vez que se fazia o acerto no final do ano. Com tantas alterações entretanto, fico na duvida, no entanto, no impresso que ilustra tem a opção que falo, pelo que agradecia que me informassem se possivel se posso manter a situação como esta ou tenho de alterar. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo instruções da Autoridade Tributária, incorre em falsas declarações, ao colocar "1 titular" se não estiver desempregada.
      (A presente declaração corresponde à verdade e não omite qualquer informação)

      Uma docente uma vez - ao declarar, como um único titular, no Organismo, foi chamada às finanças para justificar. E a Entidade Empregadora teve de comprovar porque é que estava a declarar de forma diferente que a mesma declarou no Modelo 3 ... daí a existência do Modelo/declaração Art. 92

      Mas se lhe deram essa informação... Eu recomendo-lhe manter atualizada a situação.
      1 titular é apenas para um titular de rendimentos.

      Costumo dizer - Com as finanças não se "brinca" :)

      Eliminar
  2. bom dia, sou casada com dois dependentes. O meu marido é TI com atividade fechada e sem quaisquer rendimentos declarados, faz apenas uns biscates. Tenho de alterar a declaração da titularidade dos rendimentos, colocando-me como única titular ou posso deixar como está? Neste caso com dois titulares, mesmo que não existam rendimentos declarados pelo meu marido. Estou um pouco perdida.... Obrigada

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...