Verificação da Assinatura nas Declarações utilizando o "Adobe
Acrobat Reader" >>
ATENÇÃO: Para validar a assinatura electrónica nas Declarações no formato
PDF, siga as instruções utilizando o software Adobe Acrobat Reader (versão 7.0
ou superior);
Para visualizar e transferir os documentos em PDF, necessita de instalar Adobe Acrobat Reader.
Instruções:
1 Abra o documento e verifique no canto inferior direito da última página do documento a existência de um bloco respeitante à assinatura digital. Nesse bloco deve observar os dados do assinante do documento como o nome, data e hora, e local de assinatura.
2 Se o bloco de assinatura apresentar uma marca verde na diagonal, a assinatura é válida e foi autenticada de forma on-line junto da entidade certificadora responsável.
3 Se o bloco apresentar uma cruz vermelha na diagonal a assinatura é inválida. Neste caso, deverá contactar a entidade junto da qual adquiriu o certificado de forma a proceder à sua verificação.
4 Se o bloco apresentar um ponto de interrogação em cor amarela, significa a assinatura é valida mas que não foi possível validar a entidade on-line junto da entidade certificadora responsável.
Figura 2 - Assinatura por validar
Neste caso poderá seguir os seguintes passos para validar totalmente a
assinatura:
a) Clicar no bloco da assinatura;
b) Na janela que aparece, clicar em "Propriedades de assinatura";
Figura 3 - Status da assinatura
c) Clicar depois em
"Mostrar certificado";
Figura 4 - Propriedades da assinatura
d) Na janela do
certificado, aceder ao separador "Confiança";
Figura 5 - Mostrar Certificado
e) No separador deve
escolher-se, do lado esquerdo, a entidade emissora do certificado e clicar em
"Adicionar às entidades confiáveis" e confirmar a acção,
clicando em "OK";
f) Na nova janela confirmar que as opções de "Usar este certificado como uma raíz confiável" e "Documentos certificados" estão seleccionadas;
Figura 6 - Importar configurações
Clicar em "OK" e depois na janela de do certificado também.
Por fim, na janela de "Propriedades da assinatura", clique em
"Validar assinatura" e "Fechar".
Deverá neste momento observar que a assinatura já se encontra com a marca verde indicando que foi validada junto da entidade certificadora.
Para visualizar e transferir os documentos em PDF, necessita de instalar Adobe Acrobat Reader.
Instruções:
1 Abra o documento e verifique no canto inferior direito da última página do documento a existência de um bloco respeitante à assinatura digital. Nesse bloco deve observar os dados do assinante do documento como o nome, data e hora, e local de assinatura.
2 Se o bloco de assinatura apresentar uma marca verde na diagonal, a assinatura é válida e foi autenticada de forma on-line junto da entidade certificadora responsável.
3 Se o bloco apresentar uma cruz vermelha na diagonal a assinatura é inválida. Neste caso, deverá contactar a entidade junto da qual adquiriu o certificado de forma a proceder à sua verificação.
4 Se o bloco apresentar um ponto de interrogação em cor amarela, significa a assinatura é valida mas que não foi possível validar a entidade on-line junto da entidade certificadora responsável.
Figura 2 - Assinatura por validar
a) Clicar no bloco da assinatura;
b) Na janela que aparece, clicar em "Propriedades de assinatura";
Figura 3 - Status da assinatura
Figura 4 - Propriedades da assinatura
Figura 5 - Mostrar Certificado
f) Na nova janela confirmar que as opções de "Usar este certificado como uma raíz confiável" e "Documentos certificados" estão seleccionadas;
Figura 6 - Importar configurações
Deverá neste momento observar que a assinatura já se encontra com a marca verde indicando que foi validada junto da entidade certificadora.
Bom dia
ResponderEliminarSou Eng.º Civil e tenho uma questão para colocar sobre como assinar com o cartão de cidadão todas as páginas de um documento pdf que será depois impresso em papel.
A câmara municipal de Castelo Branco passou a exigir que a entrega de um processo de licenciamento/comunicação prévia de obras, seja instruído em formato papel e formato pdf.
Para tal, os dois formatos têm que ser exatamente iguais, sendo necessário numerar, datar e assinar todas as páginas.
Já encontrei softwares gratuitos que numeram sequencialmente um ficheiro pdf e permitem a colocação de data em todas as páginas.
Mas quanto à assinatura digital que será impressa depois em papel, apenas é possível fazê-lo numa página, usualmente a primeira ou ultima.
Tal é possível com o adobe, com o word e até mesmo com software próprio, como o Xolidosign.
Deste modo, a câmara municipal não aceita o processo.
Gostaria de saber como é possível colocar a assinatura digital em todas as páginas.
Volto a informar que se trata de colocar uma assinatura num documento pdf com diversas folhas, mesmo centenas, que terá que ser impresso.
É que por ora o que os meus colegas estão a fazer é imprimir todo o processo, e depois À MÃO, numerar, datar e assinar todas as páginas.
De seguida introduzem todas as páginas num scanner e passam para pdf.
Só assim o processo em formato papel e pdf está igual.
E este procedimento demora imenso tempo, não se compreendendo que tenhamos que optar por um processo manual.
Já consigo pois numerar e datar com software gratuito, mas resta a questão da assinatura.
No manual disponibilizado no portal do cartão do cidadão (Manual_Cartao_de_Cidadao_1.60.0) na página 48, mostram a referida assinatura que será visualizada quando se imprimir o documento, mas tal só será possível numa página.
E a câmara municipal refere que esta menção apenas prova que essa página foi assinada com o cartão de cidadão, mas não todas as outras que compõem todo o documento impresso.
Referi que no campo “razão”- que existe se usarmos o Xolidosign ou outros softwares - poderia colocar a menção do n.º total de páginas e como temos igualmente que entregar um cd com o pdf, poderia assinar digitalmente o ficheiro.
Assim, podiam ao abrir o ficheiro pdf, que estava assinado digitalmente, comparar o conteúdo de todas as páginas com as correspondentes em formato papel e confirmar que as versões são idênticas.
Mas não aceitam esta minha pretensão.
Presumo que haja software que coloque esta assinatura em todas as páginas, mas ainda não encontrei.
Razão pela qual me dirigi à loja do cidadão de Castelo Branco, mas não conhecem software que permita fazer o que pretendo.
Resta-me para já, solicitar a vossa ajuda para resolver esta questão.
Atenciosamente
Paulo Marques Silva
Eng.º Civil
paulomsmsilva@gmail.com
Castelo Branco
Ridícula a posição desse município, a qual revele um desconhecimento absoluto do que é a assinatura digital !! Deve consultar o código do procedimento administrativo, e lá encontra forma para entregar apenas a versão em PDF com uma assinatura apenas.
ResponderEliminar