in http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=65364
Excerto de Entrevista
'O problema do Governo é não conhecer a função pública'
Luís Valadares Tavares, ex-presidente do Instituto Nacional da Administração, alerta o Governo para o perigo de estar a criar um bloqueio ao desenvolvimento do país, ao 'esmagar' a função pública.
Disse há dias que há cortes no Estado que acabam por gerar mais despesa do que poupanças. Está a falar de quê?Por exemplo, do Siadap, o primeiro sistema de avaliação de desempenho da função pública em função de objectivos. Quem tinha excelente, tinha promoção mais rápida. Foi suspenso. E este corte não se traduziu em grandes economias. A despesa associada a esta medida era mínima mas era um sinal, uma motivação. Assim, temos um aparelho administrativo profundamente desmotivado e considerado o mau da fita e o culpado do défice. A consequência é a não-operacionalidade da administração pública face às medidas que o Governo quer implementar, como é o caso da lei das rendas ou as tarefas para do RSI – iniciativas virtuosas que não conseguem chegar à prática.
Exatamente. Agora o que o Sr. Valadares não falou é que o SIADAP, vulgo MBO de Peter Drucker, é um sistema desenhado para avaliar o desempenho em tipos de industria tipicamente de linhas de produção à peça, e mais.. foi introduzido pelo criminoso 44, o que só daí demonstra as más intenções e falta e conhecimentos do que estava a fazer, enquanto isso, colocava o empregado de balcão vara, a gerir a CGA. Nada tem credibilidade.
ResponderEliminar