sexta-feira, 3 de maio de 2013

Não é anedota


"
- Bom Dia, Sr. Candidato, estamos a contacta-lo dado termos recebido a declaração de opositor ao concurso. Acontece que não verificamos a sua candidatura na plataforma!
- Ó tempo que fiz isso, até já está válida. "
- Como assim ?
- Vocês disseram que estava tudo bem! Essa coisa do e-bio.
"


6 comentários:

  1. Gostava de ver abordado o tema dos Assistentes Técnicos colocados em mobilidade interna intercategorias como Coordenadores Técnicos e que, por força da alínea d) do nº 2 do artigo 24º da Lei nº 55-A/2010, de 31 de Dezembro (LOE 2011) continuam a auferir o vencimento da categoria de origem, embora as funções a desempenhar como Coordenadores Técnicos exijam uma maior responsabilidade. Ora, esta situação é uma situação muito injusta em virtude de existirem funcionários a exercerem funções de Coordenadores Técnicos em mobilidade interna intercategorias a auferirem um vencimento de acordo com as funções que desempenham e que entraram em mobilidade antes da entrada em vigor da LOE 2011.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é!.. nisso ninguem fala, porque dá dinheiro ao estado, nem os sindicatos.....
      Se todos os Coordenadores Técnicos nessa situação (e já somos muitos)se juntassem e fizessem alguma coisa, talvez as coisas mudassem para o nosso lado, já chega de trabalhar de borla.....sem nós as escolas não são nada....

      Eliminar
    2. Colega, estou pronta para a luta. Como costumo dizer, o não está garantido, o melhor que pode vir é o sim. Já tinha pensado nisso, já comecei a elaborar uma lista de todas as escolas e a pesquisar no diário da república as situações de mobilidade de coordenadores técnicos para depois os poder contactar, mas é um trabalho moroso. Se tiver outra forma de se conseguir o objectivo, é só dizer.

      Eliminar

  2. Olá Caros Colegas,

    Sinceramente, são RAROS os chefes ou Coordenadores que existem, que seja justo o pagamento de tal vencimento, eu não os conheço, mas tenho TODO o gosto em conhecer e aprender algo! Pois, entendo, que é a maior falha na administração pública! É nas CHEFIAS!

    Porventura, os exemplos que conheço ou me relatam são casos excepcionais, mas são todos negativos. Refiro-me a colegas de carreira e em substituição. Pode ser que em outros Ministérios esta situação não ocorra.

    Num só Organismo, já tive 4 chefias por períodos temporais diferentes, (quem sou eu para comentar) mas nenhum, JUSTIFICAVA o que AUFERE de vencimento. E posso explicar, caso, tenham necessidade.

    Parece-me que atualmente, se devia enaltecer por uma carreira valorizada, com maior suporte jurídico e assente em protocolos de procedimentos, pois não existe sequer partilha e consonância em procedimentos diversos Organismos da mesma área.

    Quando tiver oportunidade desenvolvo este tema.

    Entretanto podem-me enviar comentários ou textos sobre o tema todos os colegas que acharem por bem.

    Assistente Técnico



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Assistente Técnico,
      Aqui vai um pequeno resumos das funções de um coordenador técnico de um Agrupamento de Escolas. Pessoa que coordena uma equipa de 12 pessoas, qua as avalia, com tudo que isso implica, que tem 230 professores, 60 funcionários a quem paga mensalmente vencimento, com tudo que isso implica, que trata de tudo o que é recursos humanos, concursos, contratos, mobilidades,... cerca de 1500 alunos, com tudo o que isso significa, matriculas, ASE, Cursos profissionais, candidaturas POPH que faz obrigatóriamente parte do conselho Administrativo, que elabora o projeto de orçamento, a conta de gerencia, que movimenta por ano cerca de nove milhões de euros, que faz as compras através das plataformas de compras publicas e que para comprar um Kg de pregos tem de solicitar orçamentos a 3 empresas. Tem hora de entrar, mas não tem hora de saír...é licenciado, vencimento íliquido 717,46€. É o funcionário com o mais baixo salário nos serviços Administrativos.

      Eliminar
    2. Caro Colega "Anónimo - Segunda-feira, 01 Julho, 2013"

      Em suma o que refere, é parte das tarefas que se realizam nos serviços. A maioria das Chefias que conheço, não pratica o que diz, isto é, nem sabe executar determinadas tarefas, alegando de que "não têm de saber tudo" e "não estão ali para ensinar, apenas para delegar". Sim existem estas criaturas.

      Para que não passe uma imagem, errada, não é o chefe que processa vencimentos, como refere o(a)colega.


      " que trata de tudo o que é recursos humanos, concursos, contratos, mobilidades,... cerca de 1500 alunos, com tudo o que isso significa "

      Para quem lê esta afirmação e não está dentro do "sistema", convém, referir que existe uma área, que podem ser vários elementos que organizam estas pastas. Pois, podemos incorrer a passar a imagem de que o CHEFE faz tudo nos Serviços e é mentira! Claro que deve responder sobre tudo o que se passa nos serviços! Aceitaram o cargo e recebem como tal, assumem tal responsabilidade. Sim é difícil, de digerir..

      Por inerência do cargo, faz pertence ao Conselho Administrativo. É uma das suas obrigações. A responsabilidade não é somente desse elementos, mas de todos que o compõem.

      A questão da gestão no conselho administrativo, é tão importante como o elemento que por exemplo, processa vencimentos, pois, pode por vários motivos, incorrer em erros e por falta de procedimentos ou supervisão/protocolos nos serviços ou das chefias não ser "rapidamente" detetado e só posteriormente com outras consequências para o(s) lesado(s) ser verificar.

      A questão das compras públicas, sinceramente é uma fantochada! Só estamos a enganar o sistema. Está tudo "minado". Não preciso de esclarecer, penso que sabem do que falo.

      Vamos à hora de entrada e saída. Muito que eu gostava que existisse como obrigatório controlo biométrico. Tanto, se comprovava que já imensos colegas, fazem horas em demasia, como outros entra às 11 e saem 15... e ninguém lhes diz nada! (Isenção de horário, não é considerado dispensa)

      A questão da diferença salarial, não me vou pronunciar muito, pois o problema é antigo, quando todos eram "excelentes" e subiram de escalão de 4 em 4 anos! Desde +- 2004 deixou de ser e facilmente verificamos o desfasamento nos serviços, e continuam os com maior antiguidade no topo das tabelas remuneratórias.

      Lamento ser extensivo e este comentário ser tardio.

      Temos imenso a ajustar, sem dúvida. A valorizar a carreira! Principalmente demonstrar a necessidade dos serviços dos elementos, dado o volume, complexidade de trabalho.



      Eliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...